Dicas para começar uma horta em casa!
Imagine ter a mão temperos e hortaliças fresquinhos e sem agrotóxicos? Então, siga as dicas e mãos a obra.
1. Sol: Uma horta precisa de pelo menos quatro horas diárias de luz do sol. Escolha locais onde o sol não bata demais ou de menos.
2. Vaso e canteiros: Compre vasos e floreiras com vários furos, para permitir uma boa drenagem. Coloque pedras de argila no fundo, seguidas por uma camada de areia e terra adubada ou composto orgânico misturado com húmus. Já para os canteiros, escolha terra de boa qualidade.
3. Espécies: Escolha temperos como manjericão, manjerona, alecrim, hortelã, salsinha, sálvia, tomilho-limão, orégano e cebolinha. Já para as hortaliças, dê preferência para rúcula, agrião, couve-manteiga e espinafre.
4. Manutenção: Depois de plantadas, molhe e observe se há a presença pragas. Só regue novamente quando a terra estiver seca. O período mais indicado para molhar vasos e canteiros é pela manhã.
5. Regas: No inverno, a maioria das plantas precisa de água a cada dois dias. No verão, o ideal é regá-las todos os dias.
6. Pragas: O controle pode ser feito intercalando aplicações de óleo de “nim”, chá de citronela e chá de pimenta. Se a planta estiver infestada de pulgões (pequeninos insetos verdes, que ficam grudados nos caules), use um spray de água misturada com fumo de corda. Para infestações de lagartas, use o inseticida natural DiPel. Formigas podem ser combatidas com borra de café ou plantando gergelim por perto, pois a sua folha produz fungos que matam o formigueiro.
Fonte: Estado de S. Paulo
0 comentários:
Postar um comentário