Patchwork deixa seus ambientes mais alegres e coloridos
Lembra daquela antiga colcha de retalhos da vovó, que tinha "sobras" de vários tecidos diferentes? Então, este trabalho manual, de harmonizar cores, estampas e tipos de tecidos em um acolchoado pode ser chamado de patchwork.
Segundo conta a história, o patchwork surgiu juntamente com a habilidade humana de tecer. Na Idade Média, os cavaleiros usavam tecidos acolchoados por dentro de suas armaduras.
Em meados do século XVII, essa arte foi levada para a América e se tornou muito valorizada nos EUA.
Lá, os acolchoados eram tratados com muito cuidado, pois qualquer tipo de tecido era uma verdadeira preciosidade, assim como as agulhas e linhas, que eram passadas de mãe para filha.
Mas, a popularidade do patchwork aumentou ainda mais quando ocorreu a guerra da independência dos EUA, quando muitas colchas com motivos patrióticos foram confeccionadas.
Por fim, o trabalho com patchwork se disseminou pelo mundo, com a popularização das máquinas de costura. Com essa história, já percebemos que o trabalho com os retalhos sempre esteve muito ligado a decoração. Por isso, para usar o patchwork em sua casa, a regra básica é ficar sempre atento às cores e padrões.
Por exemplo, se sua sala tem a predominância de uma cor, escolha sempre patchworks que também tenham predominância daquela cor. Uma opção é combinar um sofá de cor sólida, com almofadas de retalhos.
Na cozinha, o patchwork pode ser usado em panos de prato e nas almofadas das cadeiras, deixando o ambiente mais alegre. Nos quartos, uma bela colcha para cobrir a cama é uma opção.
Com informações da Wikipédia. Foto: Sxc.
0 comentários:
Postar um comentário