Confira algumas dicas para evitar quedas e acidentes
Prevenir que os idosos sofram uma queda é um fator importantíssimo para ajudar na qualidade de vida deles. Segundo dados da ONG britânica Help The Aged International, cerca de 4 milhões de pessoas com mais de 60 anos caíram nos dois últimos anos. Segundo ainda a ONG, grande parte desse percentual sofre fraturas na região da bacia, que comprometem a mobilidade e levam os idosos a se isolarem. Assim, confira algumas dicas para manter sua casa mais segura para as pessoas na melhor idade.
Áreas externas: O piso deve ser sempre antiderrapante. Transformar as escadas em rampas de acesso, que facilitem o deslocamento. Se não for possível remover as escadas, instale um corrimão e adote beiradas coloridas para sinalizar os degraus. Evite o uso de tapetes nas portas e substitua as maçanetas "de girar" pelas do tipo “alavanca”.
Cozinha: O piso também deve ser antiderrapante. Dê preferência por uma cozinha com espaços amplos. Evite móveis muito altos. Os utensílios e alimentos mais usados devem estar em prateleiras acessíveis. Objetos pesados devem estar em níveis mais baixos. As gavetas devem ter puxadores grandes e as torneiras devem ser fácil manuseio. Se o idoso for cadeirante, prefira móveis sem balcão, para permitir o encaixe da cadeira de rodas.
Quarto: Evite o uso de tapetes. As camas devem ser baixas e terem interruptores de luz ao seu lado. Uma cadeira ou banqueta ajuda na hora de calçar os sapatos. Os armários devem ter gavetas com travas de segurança, cabideiros baixos e portas leves. O espaço deve ser amplo. As janelas devem ser de correr ou abrir para dentro da casa.
Sala: Dê prioridade para a circulação das pessoas, não colocando muitos móveis e objetos decorativos. Prefira móveis com cantos arredondados.
Banheiro: O piso deve ser antiderrapante e conter barras de segurança nos locais onde o idoso precise abaixar e se levantar. O box deve ser feito de material inquebrável e espaçoso suficiente para que o cuidador do idoso possa lhe dar banho. Deve ser instalada uma ducha higiênica ao lado do vaso. O banheiro não deve ter tranca e a porta deve abrir para fora.
Corredores e outras áreas de circulação: Evite móveis nesses locais e coloque luzes com sensores de presença, assim, é mais fácil para os idosos se locomoverem a noite.
Fonte: Site Simples Decoração
0 comentários:
Postar um comentário