Simonetto Sorocaba

Jardim vertical


Para quem tem pouco espaço disponível, mas gostaria de ter mais verde e natureza em sua casa, um jardim vertical pode ser uma ótima opção. Por isso, aqui vão algumas dicas para quem quer montar um jardim desses em casa.

Preparação:
Antes de tudo, recomenda-se impermeabilizar a parede onde o jardim vertical será construído. Assim, evitam-se problemas como infiltrações.

Substrato:
Após ter definido o local onde o jardim vai ficar você pode optar por utilizar uma grande gama de estruturas.  E tem para todos os tipos de orçamento. Por exemplo: blocos de concreto pré-moldados, kits Wall Green (parecem uma caixa organizadora e são feitos de plástico), blocos cerâmicos próprios para esse fim, treliças e vasos, conglomerados de MDF, nichos de fibra de coco, vasos de parede, quadros vivos especiais e até garrafas PET.

Plantas:
Após a preparação do local (terra de boa qualidade no caso dos nichos, blocos e vasos), é hora de escolher as plantas. Veja se no local bate muito sol ou é sombreado, qual é sua disponibilidade para realizar a manutenção das plantas (regas, podas) e escolha as espécies mais adequadas.

Confira a lista das espécies recomendadas: bromélias, alpínias, samambaias, heras, tostão, trapoerabas-roxas, avencas, acorus, píleas, orquídeas, peperômias, marantas, ripsális, calísias, maracujás, trepadeirinhas, begônias, dendrobium, madressilvas. Confira com o floricultor quais dessas espécies se adaptarão melhor ao local.

Montagem:
Após adquirir as plantas, seguimos para a etapa de montagem. Tome cuidado ao tirar as plantas dos vasos, para não danificar as raízes. Já para as plantas que são fixadas no xaxim, devemos tomar cuidado para não “estrangular” caules e raízes, na hora de prender à parede.

Manutenção:
A rega deve ser realizada no período da manhã, ou segundo as necessidades das plantas. Podas devem ocorrer pelo menos uma vez a cada seis meses ou dependendo do crescimento dos vegetais.

Com informações dos sites Casa e Jardim, Ciclovivo e Planta Sonya.

0 comentários:

Postar um comentário